Na busca constante em defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, informamos que solicitamos reunião com o SINDVEST/MG – Entidade Patronal, para discussão da NR-17 do Ministério do Trabalho e Emprego no que se refere à implantação de cadeiras ergonômicas em todas as empresas do setor. Certamente que com as cadeiras ergonômicas muitas doenças principalmente da coluna não atingirão nossos trabalhadores e trabalhadoras.
Na reunião que aconteceu no dia 06/08/2013, ficou acordado que as duas entidades assinariam em conjunto uma CIRCULAR para todas as empresas do setor para que troquem as cadeiras comuns para as cadeiras ergométricas, ou seja, com regulagem de altura e do encosto. Em novembro novamente as entidades se reunirão para uma avaliação das empresas que adotaram as cadeiras.
Ressalte-se que a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego criou uma FORÇA TAREFA que está visitando diversas empresas e orientando para a troca, caso a empresa não siga o procedimento, estão sendo autuadas.
No início do ano quando estivermos discutindo a renovação da Convenção Coletiva, discutiremos a implantação de Cláusula de obrigatoriedade de instalação das cadeiras, nos termos da NR-17.
Informamos que este sindicato está à disposição para maiores esclarecimentos.
Antonio Carlos Francisco dos Santos
Presidente